Presenteando com Flores

0
Quem nunca ganhou flores de presente? Uma única flor ou um grande buquê podem expressar amor, lembrança, desculpas, apoio ou simplesmente um gesto delicado. Mas alguém já parou para pensar onde foi que tudo isso começou? Ao longo da história da humanidade, as flores têm exercido um papel significativo como forma de se presentear. As tradições e os significados mudam de cultura para cultura, mas fato é que as flores são uma forma única que os seres humanos encontraram de comunicarem uns com os outros, e as flores são ainda o mais popular entre todos os presentes do mundo. Vamos embarcar nesta história?

Acredita-se que as origens dessa relação do homem com as flores remontem aos tempos pré-históricos. Arqueólogos encontraram indícios dela em escavações e ao longo das histórias vindas de textos, mitos e contos existem também provas concretas desta relação. As flores estiveram muito presentes como parte de costumes sociais na China, na Grécia, em Roma, no Egito. Esses povos expressavam suas emoções através do ato de se presentear flores. A mitologia grega está cheia de identificações de flores que se acreditavam fossem representações de deuses ou deusas.

Na cosmologia egípcia, por exemplo, Lótus era a flor da criação primordial, o berço do sol nascente em sua primeira manhã. Reza a lenda que a flor pediu ao deus-sol Rá que criasse o Universo. A flor então, agradecida pelo desejo realizado, passou a abrigar o deus-sol em suas pétalas durante a noite de onde ele sairia ao amanhecer para iluminar a sua criação. Na mitologia greco-romana existe a divindade Flora, uma ninfa casada com Zéfiro, guardiã das flores.


Na antiguidade, portanto, as flores além de serem uma forma delicada de se agradar alguém, eram também uma maneira de estar em contato e venerar divindades. O costume de se presentear com flores seguiu Idade Média afora e foram os Ingleses e os Franceses aqueles que mantiveram essa tradição mais forte. É que os Ingleses e os Franceses visitaram a Turquia, e de lá trouxeram para a Europa a tradição de se dar significado a cada uma das flores a serem presenteadas. Na Inglaterra Vitoriana não era considerado boas maneiras expressar publicamente seus sentimentos, sendo assim, as pessoas precisavam encontrar códigos para demonstrar o que sentiam. Presentear com flores era um deles.

Os Vitorianos criaram muitas regras sobre como se presentear buquês de flores e pode-se dizer que se tornaram verdadeiros especialistas na arte. Por exemplo, se você comprar um elegante buquê de rosas vermelhas e o presentear para a sua amada (ou amado) virado de cabeça pra baixo, certamente ele ou ela ficarão muito bravos com você. É que rosas vermelhas representam o amor por excelência, mas quando presenteadas viradas de cabeça pra baixo segundo as regras vitorianas, significa que sua cara-metade está com raiva de você. Os Vitorianos escreveram muitos livros sobre a linguagem das flores.


Esses costumes Vitorianos continuam vivos até hoje. As pessoas ainda presenteiam flores para expressar sentimentos. As rosas vermelhas continuam significando o amor, enquanto os Lírios significam graça e pureza. Os cravos amarelos, também conhecidos como Cravos de Defunto são considerados expressão de tristeza, enquanto a amizade pode, segundo esses manuais, ser expressa por um belo buquê de rosas amarelas.

Seja como for, presentear e ser presenteado com flores é sempre uma alegria. Antigamente, nos tempos Vitorianos, poderia ser bastante impróprio uma mulher presentear um homem com flores. No entanto hoje essa relação não existe mais e cada vez mais mulheres buscam surpreender seus amados com esse presente tão peculiar. 

E você? Já deu flores para alguém? Tem alguma história bacana para contar de algum buquê especial presenteado? Conte pra gente!


Um abraço e até a próxima!
Texto Nicole Delucca Linhares

0 comentários:

Postar um comentário