Alternativas de jardins e hortinhas para quem tem pouco espaço disponível

0
Você gosta de plantas, adoraria ter suas flores, ervinhas e temperinhos em casa, mas seu espaço é muito reduzido e você não acha que é possível? Para tudo! Com um pouco de criatividade, e sabendo escolher as plantas certas para cada local, e o mais importante, sabendo cuidar delas, você pode sim, ter as suas plantinhas.

A primeira coisa que você precisa fazer é avaliar o espaço onde você mora. Você tem uma varanda, mesmo que seja pequenininha? Sua cozinha tem janela ampla com parapeito mais largo? Sua área de serviço tem alguma parede vazia onde você poderia montar uma estrutura com vasinhos verticais? Na sua sala, existe espaço para você colocar vasos tanto no chão quanto nas paredes? Outra coisa muito importante é saber exatamente onde o sol nasce e onde ele se põe. Em sua casa costuma ventar muito ou pouco?


Depois de avaliar essas questões preliminares, é hora de colocar mãos à obra. Vou falar para vocês da minha experiência aqui em casa e caso vocês tenham dúvidas, ou queiram uma ideia mais específica para o espaço de vocês, falem com a gente, mandem fotos do espaço que vamos ver como ajuda-los.
A primeira coisa que fiz foi uma lista das plantinhas que eu mais queria ter em casa. Fui mesmo naquelas que eu achava mais cheirosas, e que eu realmente usaria na minha cozinha, já que adoro cozinhar. Depois, peguei essa lista inicial e fui pesquisar quais plantas se dariam melhor no ambiente que eu tinha. Aqui em casa tenho plantas na minha varanda, que tem um bom tamanho, no parapeito da janela da cozinha e na sala. Depois tenho vasinhos de florzinhas nos banheiros.

Pois bem: o sol aqui nasce na varanda, então tenho uma boa radiação do sol da manhã por lá, o que é muito bom para as plantas. O lado ruim é que aqui no meu bairro venta de forma exagerada, então a varanda acaba sendo o maior foco de ventos. Vasinhos muito pequenos lá acabam revirados e plantas que não tem resistência com vento não podem ficar lá. Mas mesmo assim consegui fazer minha mágica.


Na janela da minha cozinha mantenho alguns vasinhos. Lá é bastante arejado, mas o sol que pega lá é o da tarde. Por isso é importante frisar aqui que a minha janela tem aqueles filtros de proteção igual aos de carro. Isso ajuda a filtrar o sol e deixa que a claridade que interessa chegue às plantas. Se não fosse isso, por exemplo, meus morangos já teriam morrido, já que eu não poderia deixar a janela aberta por causa do excesso de vento e o sol da tarde seria muito forte para eles. A minha sala tem boa entrada de luz, e quando abro a porta da varanda o clima fica bem fresco e o sol entra em casa.

Vamos lá, como ficou a disposição de tudo: Na varanda tenho um caixote cheio de ervinhas que ficam em um nível baixo, razoavelmente protegidas do vento. Ali tenho salsinha, cebolinha, menta e manjericão. Todas elas gostam bastante de irrigação e da luz do sol. Tenho alguns vasos grandes ali também. Então tenho espada de São Jorge, Manjericão (sim, mais um), Falso Boldo, Margaridas, Orquídeas (escondidas do vento) e palmeirinhas. 

Na minha sala tenho uma bela samambaia, petúnias, um lírio e ai, a mais nova sensação: na parede estou colocando minhas novas ervinhas de forma vertical, criando assim, bem ao lado da porta da varanda, uma espécie de quadro vivo na parede com vasinhos em formato de meia lua. Nesse quadro vivo tenho tomilho, alecrim, orégano, sálvia, hortelã, coentro e arruda. Já na minha janela da cozinha, mantenho uma jardineirinha de morangos (sim, eles dão frutos, já comi várias vezes meus moranguinhos no café da manhã), Manjericão roxo, pimentas, mais um vasinho de hortelã e mais um vasinho de arruda.

Tem ainda mais um monte de plantas que adoro e que quero trazer para minha casa. No quadro vivo da sala, ainda tem espaço para mais vasos. Mas vou indo com calma, pesquisando bem quais são as melhores espécies para viverem aqui nas condições que tenho. Vou colocar aqui uma lista bem bacana com as ervinhas e flores mais fáceis de manter em casa, que vão dar um visual lindo e cheiros agradáveis na sua casa e dar um sabor delicioso na sua cozinha.

A primeira delas é o Manjericão. Ele é uma planta muito versátil e fácil de cuidar. Ele se adéqua facilmente ao espaço que você tiver, ele só precisa de bastante luz (mas não ficar direto no sol, senão murcha) e de água. Se você só tiver um vasinho pequeno, ele vai ficar bem lá. Mas caso você disponha de mais espaço, poderá ter um super pé de manjericão em casa como eu já tive. Ele virou uma arvorezinha linda.
Outra planta que não pode faltar na sua hortinha, que se adéqua muito bem a pouco espaço e que não requer cuidados extraordinários é o Alecrim. Ele também precisa de bastante luz, quando novinho precisa ser bem aguado, mas quando estiver maiorzinho as regas podem ser menores. O alecrim se dá bem em vasos pequenos, mas se você tiver um pouco mais de espaço, ele pode se tornar um arbusto bem bonito que vai deixar sua casa super cheirosa.

Outra planta que não pode faltar à nossa hortinha em casa é a salsinha. Esta é uma ervinha muito fácil de cuidar. Adapta-se bem tanto a climas quentes quanto frios. Sei disso porque a que tenho aqui em casa já sobreviveu a ventanias intensas e a calores intensos também. O importante é sempre manter o local onde ela está bem irrigado, sem, no entanto, ensopar a terra. Ela se cria bem em vasos e também em jardineiras na companhia de sua fiel escudeira, a cebolinha, próxima ervinha que vou aconselhar a vocês.

A cebolinha precisa de bastante luz solar e também se adapta bem a diferenças climáticas. O processo de irrigação é igual ao da salsinha. Precisa ser irrigada com frequência, mas sem exageros. Tenho em casa muita salsinha e muita cebolinha porque acaba que usamos demais esse tipo de ervinha na cozinha do dia-a-dia. Como estou sempre colhendo, elas estão sempre produzindo bastante.

Para quem gosta de um chazinho de noite, antes de dormir, é muito bacana ter em casa plantinhas como hortelã, erva cidreira, capim cidreira. Hortelã se adapta bem a vasinhos e sobrevive bem a variações climáticas. A única coisa que a gente precisa ter muita atenção é com a irrigação. Hortelã precisa ser muito bem irrigada para ficar bonita. A Erva Cidreira, também conhecida como Melissa, além de ser uma delícia para chás, tem um cheirinho super gostoso, que lembra o limão e pode ser bem cultivada em vasos ou jardineiras. A única coisa que ela precisa é de uma irrigação adequada, e bastante sol. No verão ela costuma dar umas florzinhas lindas e delicadas. O capim cidreira ou capim limão é uma erva muito cheirosa, que fica linda em vasos bem grandes para enfeitar e aromatizar a sua sala. Prefira coloca-lo em um local onde bata bastante sol e pronto!

Orquídeas: Pois é... essas são flores lindas, ornamentais que se você encontrar na sua casa o cantinho adequado para elas, você terá uma bela flor por muito tempo. Em primeiro lugar, ela não pode pegar muita luz direta, senão as flores murcham. Elas gostam de lugares arejados, mas sem excesso de vento. A orquídea não pode de forma alguma ser aguada todos os dias. É importante sempre a gente colocar os dedos no substrato onde ela está plantada para checar se ele está úmido. Enquanto ele estiver assim, devemos esperar. Orquídeas morrem mais por excesso de água do que pela falta dela. Outra coisa bem importante, é manter a sua flor em um vaso correto. Os melhores são os de terracota, que já vem com vários furos tanto no fundo quanto na lateral, o que ajuda bastante na drenagem do excesso de água.

Flores Suculentas: Já foram tema de post aqui no blog. Essas são flores lindas e muito fáceis de cuidar. Tenho várias Kalanchoes nos meus banheiros (pois é, mas lá bate bastante sol, por isso elas ficam bonitas!) Elas não precisam ser aguadas todos os dias, porque armazenam água sozinhas. Alguns tipos de suculentas ficam bem nas sombras, essas são, por exemplo, as Gasterias e as Howorthias. Elas precisam de luz, mas pode ser luz indireta. Já as Echeverias e Crassulas, precisam de ao menos quatro horas de sol por dia, mas vivem bem em ambientes que não tem insolação o dia todo. Já as Kalanchoes realmente precisam de sol batendo para ficarem lindas e floridas.

Gostaram das dicas? Querem saber mais? Procurem a gente! A Fox Flores pode ajudar você a ter tanto uma hortinha quanto um jardim vertical belíssimos cheios de flores, ervas e aromas para trazer mais vida para a sua casa!

Até a próxima!

Texto Nicole Delucca Linhares