Replantio de orquídeas

0

Quando Repartir, Plantar ou Transplantar:

Para repartir a orquidea, o ideal é que quando estiver pelo menos 8 (oito) pseudobulbos é que se faça o replantio, pois assim sendo, é possível com um ano a primeira flor surgir.


Para plantar ou transplantar, é quando o pseudobulbo novo estiver crescendo fora do vaso, sem apoio, podendo colocar num vaso maior. Em geral é replantada quando começa ultrapassar o vaso ou quando o substrato estiver muito velho.

A troca do vaso pode ser feita em qualquer época do ano, mas sempre quando acabar a floração. E ainda, deve-se esperar que emitam pelo menos duas raízes, para, então separar a planta mãe.

Para a divisão das mudas:

1. Retire toda a planta do vaso;
2. Retire todo o substrato, as bainhas e espatas secas e podres, as raízes velhas ou compridas;
3. Divida as mudas cortando o rizoma com uma lâmina afiada ou tesoura de poda; lembrando que o material deve ser esterilizado no fogo de chama azul, ou óleo de nim misturado com água sanitária;

Para garantir a fitossanidade é bom limpar as partes maiores da planta com uma esponja macia. E, com sabão neutro e uma escova de dente lavamos as partes mais sensíveis, como raízes etc. usando água corrente.

1. Fazer uma camada de drenagem, preferencialmente 1/3 do vaso utilizando cacos de cerâmica, argila expandida etc;

2. Depois de lavado o coxim desfibrado, a casca de pinus tratada e os pedaços de bambu, colocamos sobre a camada de drenagem e um pequeno tufo de coxim debaixo das raízes. Completamos o vaso com coxim ate 1cm abaixo da borda do vaso.

3. Coloque a muda no vaso de forma que o toco do rizoma encoste-se á borda e a guia fique voltada par frente, ou seja o pseudobulbo mais antigo deve estar mais encostado na parede, e, o mais novo voltado para o centro do vaso.

Uma observação a ser feita é: as orquideas de crescimento monopodial devem ser colocadas no centro do vaso.

1. utilizando-se de uma vareta, faça o tutor, amarrando os ramos maiores com fios flexíveis, dando duas voltas na vareta e apenas uma na planta, deixando uma certa folga.
2. detalhe interessante: aperte bem o substrato para planta ficar firme e se sentir segura.
Caso queira apenas colocar num vaso maior ao emvez de dividir as mudas, siga os itens acima, porém lembrando da regra do tamanho de vaso e pulando o item 3.

Não regue a planta nos próximos 2 dias, aguarde a cicatrização de suas raízes, procure borrifar suas folhas pelo menos duas vezes ao dia, com água fresca, de preferência a tirada da caixa d’agua, onde a incidência de cloro é menor.

FLORAÇÃO

De modo geral cada espécie tem a sua época de floração que é uma vez por ano. Existem orquídeas que quando bem tratadas, chegam a florir duas ou até três vezes no ano. O mesmo ocorre com híbridos com várias épocas diferentes de floração.

Após a floração, segundo Claudia Mello, Agrônoma, “é recomendável podar a haste que deu origem a estas flores até o segundo nó”. Assim a planta em geral não gastaria energia para manter viva aquela haste, e sim para produção de outros ramos ou folhas.

0 comentários:

Postar um comentário