Violetas na janela... Quem nunca as teve?

0
Quem nunca teve um vasinho de violetas na vida? Essas florzinhas delicadas e tão presentes em nosso dia-a-dia na decoração de casa existem em praticamente todos os continentes, no entanto, são originárias da África. Sim, leitores. Para quem não sabia, essas flores que são sem dúvidas as mais populares para o cultivo em vasos, nascem naturalmente no Tânger, que fica ao norte da África. Algumas espécies de violetas podem atingir até 20 centímetros de altura.

Os antigos gregos já conheciam esta flor e a consideravam um símbolo de fertilidade e amor. Durante a antiguidade as violetas eram também usadas para fins medicinais. Desde 1829 ela passou a ser usada pela homeopatia no tratamento de sinusites e reumatismo.

As violetas têm cores bem variadas, desde o branco até vários tons de azul, roxo, rosa e vermelho. O seu perfume é suave. Embora originalmente essas flores sejam provenientes de climas quentes, existem algumas espécies de folhagem clara que gostam mais de ficar na sombra, sem luz solar direta. Muita gente acredita que as violetas são flores que gostam de ficar em ambientes fechados, e as colocam, por exemplo, em banheiros e lugares similares, onde a ventilação é baixa. Ledo engano!! Elas precisam de ar fresco e ventilação constante para não ficarem abafadas, o que faz com que elas fiquem com as folhas amareladas, consequentemente enfraquecendo a planta.

Bom, vocês já se perguntaram por que as violetas são flores assim tão amadas e populares? Pois bem, isso ocorre porque elas são muito fáceis de serem cuidadas. Seu ciclo de desenvolvimento é relativamente curto em comparação a outras plantas, que acabam florescendo somente uma vez por ano. As violetas podem florir o ano inteiro se forem tratadas de forma correta.

A primeira coisa importante a se fazer ao adquirir ou ganhar uma violeta é trocá-la de vaso. As flores vêm geralmente em vasinhos de plástico. No entanto, especialistas explicam que as violetas se desenvolvem melhor em vasos de barro. Então você pergunta: por quê? Pois bem: os vasos de barro ajudam a absorver a umidade que a planta acumula, isso ajuda a evitar o aparecimento de fungos e bactérias, e violetas são bastante propensas a esse tipo de problema. Outro motivo importante para se trocar as flores de vaso é a longevidade da planta. É importante elas irem para um espaço maior quando crescem além da capacidade do vaso onde estão. Se elas ficarem em vasos menores do que elas poderá acontecer o sufocamento da flor. Outro dado importante é a atenção ao transplantar a violeta. Não podemos usar somente terra comum para isso. Violetas precisam de terra rica em húmus, portanto, ao transplantá-la, coloque uma colherzinha de húmus envolta da flor, como fertilizante.

Pronto. A violeta já foi transplantada e agora é só cuidar dela. Em primeiro lugar, escolha bem o lugar onde elas ficarão. Como já foi dito acima, nada de deixa-las em locais abafados, sem ventilação. Violetas gostam de ser expostas à luz, mas não diretamente ao sol. Por isso muita gente as coloca em janelas. As minhas daqui de casa, por exemplo, ficam nas janelas protegidas pela película protetora que filtra o sol. Se você não tiver janelas com parapeitos que comportem os vasinhos, não fiquem preocupados. As violetas também ficam bem quando expostas à luz artificial. Em segundo lugar, nada de ficar molhando as violetas diariamente. Embora elas precisem obviamente de humidade, não é bom molhar as violetas mais do que uma vez por semana no inverno e duas vezes por semana no verão. É importante evitar que a água toque as suas folhas e flores. Depois de aguar a flor, observe se no fundo do vaso está descendo muita água. Retire o pratinho do vaso e deixe-o bem sequinho.

Viram só como é fácil cuidar das violetas: luz, água moderada, vaso adequado e plantas florindo praticamente o ano inteiro!
E então? Você tem dúvidas sobre como cuidar de alguma planta que você tenha em casa? Escreva pra gente que poderemos ajudar!
Até a próxima!


Texto Nicole Delucca Linhares