Dicas/Vida longa com saúde para seu gramado

0
Veja ai galera, que dica legal, para você aplicar no seu sitio ou na sua fazenda ou até mesmo em seu jardim, e tornar encantar o seu cantinho, para amar e relaxar. Li e gostei e estou trazendo pra vocês.

Vida longa com saúde para seu gramado

Na época em que estamos, os gramados, de modo geral, estão com um aspecto não agradável em virtude das baixas temperaturas do inverno, seguidas de um longo período de estiagem. Certamente isso ocorre devido a fase de repouso vegetativo que reflete este aspecto, o qual devemos respeitar, não utilizando nenhum mecanismo de adubação ou cobertura para alterar a naturalidade desta fase de dormência - que é de suma importância para a saúde dos gramados.

Principalmente não devemos utilizar “terra vegetal" para a cobertura, muito comum em nossa cultura, pois, além de não conhecermos o grau de fertilidade do solo, corremos o risco de esse solo estar com sementes de ervas daninhas. O que pode infestar o gramado, independentemente de incorporarmos uma camada de solo argiloso, sobre o gramado, dificultando assim a penetração de água, ar, nutrientes e obviamente facilitando o nível de compactação do solo.

O ideal é planejar toda e qualquer operação de adubação para o final do inverno ou começo da primavera, no qual o gramado já inicia o seu desenvolvimento vegetativo, portanto época apropriada para as adubações. Assim, não estaremos contrariando a naturalidade da época, e sim reforçando com nutrientes sua fase de desenvolvimento.

Em alguns casos, quando necessário utiliza-se a cobertura com areia média misturada com húmus de minhoca na proporção de 2 por 1, mais adubo mineral (NPK), através de um equipamento apropriado, distribuindo assim de maneira homogênea uma camada uniforme do substrato sobre o gramado. Nesta operação o substrato penetra nos orifícios da aeração, formando canais onde as raízes irão penetrar para usufruir os nutrientes, dando assim saúde e vida longa para o seu gramado.

Fonte: Revista Tempo Verde

0 comentários:

Postar um comentário