Flores para o Dia dos Namorados
O Dia dos Namorados é uma data na qual são celebradas as uniões amorosas. O dia foi criado em homenagem ao santo católico São Valentin, que viveu na Roma antiga, quando o imperador Cláudio Segundo proibiu a realização de casamentos com a intenção de incentivar os jovens a se alistarem ao exército ao invés de constituir família.
O bispo Valentin, no entanto, continuou realizando as cerimônias em segredo até ser descoberto, preso e condenado à morte. Desde então, São Valentin é homenageado por todos os apaixonados. No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de Junho, mas nos Estados Unidos e em grande parte dos países europeus e asiáticos a celebração se dá no dia 14 de Fevereiro.
Neste dia, é muito comum presentear o companheiro (a) com mensagens e presentes com referências românticas, como declarações de amor, bombons e flores. Há muitas maneiras de valorizar o romantismo neste dia, mas a mais tradicional e infalível é, sem dúvidas, oferecer flores à pessoa amada. E não faltam opções! Há uma variedade imensa de espécies e cores que, combinadas das mais diferentes formas, resultam em um belíssimo bouquet ou arranjo de flores.
A flor mais procurada neste dia tão especial é a rosa. Os primeiros registros de rosas datam de 5 mil anos atrás, quando a espécie surgiu no continente asiático. Hoje, após sofrer algumas alterações em decorrência dos cruzamentos realizados ao longo dos séculos, existem inúmeras espécies do gênero, que variam em cor, tamanho e aroma – todas belíssimas.
As rosas representam o amor e a beleza. Presentear sua companheira com um lindo bouquet ou arranjo de rosas vermelhas, por exemplo, é uma das formas mais românticas de declarar todo o amor e paixão por ela.
Também é possível variar. Existem rosas das mais variadas cores e a cada cor são atribuídos significados diferentes. Conheça a simbologia das rosas e escolha o que você deseja dizer, através delas, para a pessoa amada:
Rosas vermelhas – representam o romance em sua forma mais pura, o amor romântico.
Rosas salmão/laranja – simbolizam o desejo pela pessoa amada, ideal para declarar a importância vital da pessoa amada.
Rosas cor-de-rosa – representam a devoção pela pessoa amada, o apreço, o carinho e a gratidão pelo companheirismo.
Rosas brancas – significa inocência e pureza, o amor puro que reverencia a pessoa amada.
Rosas amarelas – simbolizam a felicidade em estar com a pessoa amada e a cumplicidade absoluta entre o casal.
Flores para o Dia dos Pais
O Dia dos Pais surgiu há mais de 4 mil anos, na antiga Babilônia, quando um jovem fez com argila uma pequena moldura, na qual escreveu desejos de sorte, saúde e longa vida ao seu pai.
No Brasil, a data é comemorada no segundo domingo do mês de Agosto, porque a primeira celebração brasileira data da década de 50, em um 14 de Agosto, que coincidiu com o domingo e é também o dia de São Joaquim, santo que representa o patriarca da família. Nos Estados Unidos e em vários outros países, como Argentina, França e México, o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de Junho. Em Portugal, a data é celebrada no dia 19 de Março.
Na hora de presentear os pais as opções são muito variadas, mas oferecer flores não era muito comum até um tempo atrás. Hoje, dissipado o preconceito de dar flores a homens, as possibilidades de bouquet e arranjos são muitas. As flores mais adequadas para os homens são: lírios, cravos, calas, girassóis, antúrios e helicônias.
Espécies nobres e elegantes, com os copos de leite e as orquídeas são uma ótima opção, bem como os cactos ou bonsais, se você quiser inovar. É claro que você pode variar, procurar por outras espécies, de acordo com a mensagem que você quer dizer através das flores (procure pelo significado de cada espécie) e com o gosto do seu pai!
Flores para o Dia das Mães
O Dia das Mães foi criado muitos séculos depois do Dia dos Pais, no início do século XX, nos Estados Unidos. Tudo começou quando uma jovem perdeu sua mãe e entrou em depressão. Para tentar animar a garota, suas amigas organizaram uma festa em homenagem à mãe da jovem, com o objetivo de eternizar as memórias e lembranças da mãe. A jovem quis que a celebração fosse dedicada a todas as mães, vivas ou já falecidas. A partir daí, a homenagem caiu no gosto dos americanos e daí se alastrou para o resto do mundo como data oficializada.
Nos Estados Unidos, o Dia das Mães é comemorado em 9 de Maio. Já no Brasil, as homenagens são feitas no segundo domingo de Maio, enquanto que em Portugal é celerado sempre no primeiro domingo de Maio.
Presentear as mães com flores é uma tradição de muitas décadas, pela delicadeza do presente, pela beleza e pelo significado das flores. Escolher a espécie e o arranjo ou bouquet corretos é fundamental para declarar todo o amor, respeito e amizade que as mães merecem.
As rosas são muito procuradas neste dia, pois representam o amor puro e a devoção pela mãe, além de serem muito belas e delicadas. Flores do campo ou um bouquet de gérberas coloridas também são uma boa escolha: alegres e delicadas representam o amor e a beleza da mãe. As clássicas tulipas são uma das melhores opções, significam a lembrança do quão especiais e importantes são as mães em nossas vidas.
0 comentários:
Postar um comentário