Esse artigo é muito interessante e fala das tendências do mercado de flores, Achei muito interessante e resolvi compartilhar com voces.
O que acontece na sociedade afeta o consumo dos produtos. Algumas mudanças afetam mais determinados produtos. Em geral, os produtos de valor simbólico tendem a ser favorecidos, e as flores e plantas estão entre eles. Vejamos algumas previsões:
1. O estresse continuará crescendo. Estudos indicam que uma em cada três pessoas estará sofrendo de alguma doença psíquica nos próximos anos. A questão é simples = o planeta é o mesmo e há cada vez mais gente morando nele. O estresse é uma causa natural, pela necessidade de maior produtividade e competitividade que esse desequilíbrio provoca. Os produtos “simbólicos” terão crescimento. Os produtos terão um “ciclo de vida” mais curto (o que significa mais capacidade de marketing nos produtores) e maior demanda para inovação em serviços nas lojas.
2. O consumo para decoração da casa também deve crescer. Em geral o movimento desse setor acompanha o crescimento do setor imobiliário, com dois anos de defasagem. Essa demanda fará com que as lojas ampliem seu mix de produtos.
3. A disponibilidade de tecnologia tornará as lojas mais acessíveis. O consumidor estará mais maduro. Isso fará com que haja uma concentração das vendas nas lojas com melhor marketing. As vendas passivas de balcão podem ter muitas dificuldades.
4. O consumidor terá uma relação mais “sensitiva” com os produtos. Isso abre portas de criação de produtos:
- Tematização
- Sazonalização
- Personalização
- Inovação
- Conteúdo
- Interatividade
- Conveniência de compra
- Durabilidade
- Foco em dois pilares – Bem Estar e Sexo é vida
5. Do lado comportamental vivemos uma “banalização dos relacionamentos”:
- Mais divórcios
- Mais 2os casamentos
- Crescimento dos “ficantes”
6. Oportunidades surgirão daí:
- Comemoração das bodas “pequenas” (ate 10 anos)
- Criar uma noite especial
- Sexo é vida
7. Reforço de relacionamento – bodas pequenas, almoço de domingo, presente de aniversário, presentes casuais – mais importância da marca das lojas e da comunicação externa (criação de campanhas e produtos).
Boa semana!
Augusto Aki
augustoaki@dglnet.com.br